Grande parte das pesquisas realizadas no programa são translacionais e muitas linhas possuem alto potencial de aplicação do conhecimento obtido no auxílio de resoluções de problemas de saúde pública. Por exemplo, o projeto PSIcovidA investiga os fatores que influenciam o desenvolvimento de transtornos psiquiátricos em profissionais de saúde na pandemia de COVID-19. Dados do PSIcovidA, poderão contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas, estratégias preventivas e de tratamento adequadas, fornecendo recursos para promoção da saúde mental. O projeto de psicofisiologia do comportamento alimentar testa a eficácia dos modelos de rotulagem nutricional propostos para serem dispostos na frente da embalagem de alimentos ultraprocessados, a fim de embasar a elaboração e implementação destas rotulagens.
O programa contribui de maneira importante para a consolidação científica de um importante campus fora da sede da UFF, ao apoiar de forma irrestrita dois professores lotados em campi fora da área metropolitana do Rio de Janeiro contribuindo para a consolidação do processo de interiorização da Universidade. Vale destacar ainda que o programa oferece anualmente um Curso de Verão em Fisiologia e Farmacologia possibilitando que alunos de graduação da mesma IES e de outras, oriundos de diversos estados do Brasil, possam participar de palestras sobre as temáticas de pesquisas desenvolvidas no programa e participar de atividades práticas nos laboratórios de pesquisa.
O PPG participa ativamente da organização do evento “Pint of Science”, que é um dos maiores eventos de divulgação científica do mundo. Durante o festival, os pesquisadores conversam com o público de forma descontraída em bares e restaurantes debatendo achados científicos de grande relevância para sociedade. Este festival foi idealizado inicialmente na Inglaterra em 2012 e rapidamente se disseminou com muito sucesso no mundo todo. A divulgação científica também é incentivada através do Projeto de Extensão de Neurofarmacologia e Extensão (Prinex), com alguns discentes publicando os seus achados na revista de divulgação científica Neurociência e Sociedade, relaciona ao Prinex.
O programa possui muitos projetos de extensão voltados à melhoria da educação no ensino básico e superior. Os docentes em quase sua totalidade participam de projetos com ações realizadas em escolas públicas de ensino fundamental e médio, levando novos conhecimentos de forma lúdica, despertando o interesse desses alunos pela ciência. Os docentes participam ainda de ações com impactos no ensino da graduação, como os projetos de ensino em morfologia e a participação em ligas acadêmicas. Vale ainda ressaltar as ações realizadas pelos membros do programa para promover a diversidade e inclusão. Veja abaixo algumas ações do PPGCB no quadriênio 2021-2024.