Instruções

 

  1. A qualificação deve ser feita com até 1 (um) ano do prazo estabelecido para defesa do(a) aluno(a) (no terceiro ano de tese);
  2. Consiste em uma pré-defesa de tese, ou seja, o(a) aluno(a) deve apresentar a uma banca de 3 doutores (no mínimo 1 interno ao programa e 1 externo ao programa) e 2 suplentes (1 interno e 1 externo) seus resultados coletados até o momento para uma avaliação sobre a viabilidade da defesa. Ao menos um membro interno do PPG que participou da qualificação, deve estar na defesa da tese. Esse arranjo permite assim uma “memória” da banca de qualificação, através da manutenção de pelo menos um dos membros da banca, e um acompanhamento se sugestões importantes feitas na defesa de qualificação foram devidamente incorporadas ao trabalho.
  3. A banca de qualificação não precisa de aprovação pelo colegiado. No entanto, o aluno deve enviar um email para a secretaria (com pelo menos  15 dias de antecedência) e para a coordenação informando a data e horário previsto para a defesa, nome completo e email dos membros da banca (enviar formulário através do link ao lado) para que a secretaria possa enviar os convites e as declarações  de participação da banca. É preciso solicitar também à secretaria o agendamento de sala para defesa.
  4. É preciso entregar uma pré-tese escrita, com o formato próximo ao final para a banca e para a secretaria. O formato do trabalho da qualificação a ser entregue a banca examinadora, deve ser o mais próximo possível ao da tese do estudante. Por exemplo, se o estudante pretende defender em formato de artigo, sugere-se que o documento da qualificação seja entregue no mesmo formato. Pode ser entregue em arquivo .pdf caso a banca concorde.
  5. Tempo de apresentação de 30 a 50 minutos;
  6. Ao final da defesa e arguição a banca deve preencher e assinar a ficha de avaliação da qualificação que deverá ser entregue para a secretaria. 
Translate »
Ir para o conteúdo